O que nos leva a invejar?
Quando usamos a palavra inveja, estamos nos referindo a ter inveja de alguém por ter algo que não temos. Esso tipo de inveja é um pecado e não é uma característica de um Cristão – isso só mostra que ainda estamos sendo controlados pelos nossos próprios desejos.
O que o sentimento de inveja pode causar ao invejoso?
a.     A inveja causa problemas na alma – A inveja de Raquel por sua irmã Lia a adoeceu tanto, ao ponto dela pensar em morrer. O clamor de Raquel ao seu marido está inflamado pela ânsia de morte e pelo desespero por causa da inveja.  Alguém disse que o lema do invejoso é: “prefiro morrer que te ver feliz”. Você pode ler em (Gn. 30.1)
b.     A inveja causa problemas espirituais – Segundo o relato de Paulo em gálatas 5.21,  a inveja é obra da natureza carnal do homem, mas Tiago fala que além  da inveja não ter a sua origem no céu ela é também de manifestação demoníaca.
(Tiago 3.14-16)
Como vencer este sentimento tão repugnante chamado inveja?
Se auto-avalie – Não é difícil percebermos o espírito de inveja nos outros, difícil é percebê-lo em NÓS mesmos. Você poderá se ajudar respondendo as seguintes perguntas: Você já se sentiu bem ou pelo menos indiferente diante da desgraça de outra pessoa? Você já se sentiu triste por causa do sucesso de outra pessoa? Existe alguém com quem você gosta de se comparar quase que no nível de disputa? Hora ou outra você se pega tentando tirar o mérito de alguém? Hora ou outra você se ver reticente diante de elogios dirigido a outra pessoa? Você já se perguntou por que hora ou outra se pega falando mal de determinadas pessoas?
É muito provável que todos nós que estamos aqui hoje tenhamos em algum momento nos deixado levar pela inveja e para combater este sentimento, precisamos nos tornar MAIS como Jesus e menos como nós mesmos. Podemos fazer isso ao estabelecer um relacionamento pessoal com Deus. Podemos conhecê-lO mais através de estudos bíblicos, oração e de ir à igreja. À medida que aprendemos a servir a outras pessoas ao invés de nós mesmos, nossos corações começam a mudar.
O diabo, nosso maior inimigo é muito oportunista e vive de plantão constante afim de nos atacar no momento de vacilo. Por isso temos que vigiar o nosso próprio coração que costuma se deixar enganar. Não se deixe enganar permitindo que a inveja seja chamada por outro nome.  Preste atenção, vigie, e quando a inveja vier em seu coração você saberá que é ela. 
Por onde a inveja passa, deixa um rastro de mentiras, morte e destruição. Foi por causa da inveja que Caim matou o seu irmão Abel. Foi por causa da inveja que os irmãos de José o venderam como escravo. Foi por causa da inveja que o rei Saul perseguiu a Davi. Foi por causa da inveja que os judeus mataram o nosso Senhor Jesus Cristo. A inveja ainda hoje continua fazendo muitas  vítimas inocentes, mais os invejosos não serão tidos por inocentes diante de Deus.
“Não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).

Fonte: estudos bíblicos.net com adaptação de Carolina Cardoso.
Tecnologia do Blogger.

I Love Blogs

Seja Bem Vindo!

Total de visualizações de página

Assista

Participe

Blogs Parceiros



Fan Page

Receba novidades em seu email

Post mais lidos

Pense

"Geralmente aqueles que sabem pouco falam muito e aqueles que sabem muito falam pouco."

Seguidores

Pesquise no Blog